• Eterno Inconformado
  • Eterno Inconformado
  • 2 de dez de 2012

    #7 Não desobedeça a Deus por causa dos outros

    Desobediência a DeusNeste post vamos entender que não temos que dar ouvidos à críticas destrutivas e opiniões alheias quanto a certos assuntos (opiniões e críticas construtivas são sempre bem-vindas), mas, quando se tem o intuito de desmoralizar ou há despeito, elas devem ser descartadas! Mas, o foco mesmo é entendermos que não temos que desobedecer a Deus nunca, principalmente por causa da influência de outras pessoas! Citarei somente duas passagens de 1 Samuel e um verso de Efésios. Vamos lá?!

    “E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele. Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto. E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar. Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás, eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do SENHOR não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto. Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.”
    1 Samuel 13:8-14

    O início do capítulo 13 do primeiro livro de Samuel fala sobre os filisteus que haviam se reunido em grande quantidade para pelejar contra Israel. Os israelistas estavam angustiados e com medo dos filisteus... Nessa situação desceram para outras terras e lá aguardavam por Samuel. Saul, que naquela ocasião era o líder, também estava esperando pelo profeta, só que até determinado momento, Samuel ainda não tinha voltado, e com isso, o povo ia se afastando de Saul. O rei (Saul) juntou as duas situações: A impaciência (pelo fato de Samuel ainda não ter voltado) com a atitude e opinião do povo e acabou desobedecendo ao que Samuel lhe tinha dito:

    “Tu, porém, descerás antes de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer.”
    1 Samuel 10:8

    Samuel tinha dito a Saul pra ele esperar, porque quem sacrificaria os holocaustos seria ele (Samuel), mas, como já foi dito, por causa da impaciência e da pressão do povo ao redor, Saul acabou desobedecendo e o resultado: Deus ia confirmar o reino de Saul em Israel para sempre, mas por causa da desobediência, o reino dele (de Saul) não permaneceu! E aí Deus já tinha buscado por um homem segundo o Seu coração, que no decorrer da história, percebe-se que é Davi (Atos 13:22).

    Ainda no tema de desobediência ao Senhor por se deixar levar pela pressão dos outros, recomendo a você que leia 1 Samuel 15. Deixo aqui um pouco resumida a história descrita nessa passagem e um versículo:

    Deus usa Samuel para falar com Saul a respeito dele (Saul) ir ferir o povo de Amaleque e tudo o que tiver lá, desde mulheres, crianças, bois, vacas, carneiros, etc. e não poupar nada! (1 Sm 15:1-3)

    Porém Saul mais uma vez não obedeceu a Deus! Ao invés de acabar com tudo, ele salvou ovelhas, vacas e cordeiros, e ainda por cima levou o rei amalequita vivo. (1 Sm 15:7-9)

    No decorrer do capítulo, Samuel foi se encontrar com Saul e percebeu que o rei salvou alguns animais de Amaleque e também ficou sabendo que o rei amalequita (Agague) ainda estava vivo! Desse encontro surge um versículo muito interessante:
    [..] Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; [..]
    1 Samuel 15:22

    Sabe qual foi a “desculpa” que Saul deu a Samuel?!

    “Então disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho transgredido a ordem do SENHOR e as tuas palavras; porque temi ao povo, e dei ouvidos à sua voz.”
    1 Samuel 15:24

    Ou seja: Saul desobedeceu a Deus porque temeu ao povo e deu ouvido à voz de outras pessoas! E mais uma vez lá no versículo 28 desse mesmo capítulo (15), o Senhor confirma mais uma vez a queda do reinado de Saul!

    Fica a dica pra todos vocês: NÃO DEIXEM DE FAZER A VONTADE DEUS POR CAUSA DA OPINIÃO DOS OUTROS!! INFELIZMENTE TEM GENTE QUE SE DESVIA DOS CAMINHOS DO SENHOR PORQUE OLHAM PARA PASTORES, IRMÃOS E OUTRAS PESSOAS! MANTENHA O FOCO SEMPRE EM CRISTO QUE MORRER PARA TE DAR VIDA E VIDA COM ABUNDÂNCIA!!

    Vi esta frase no Twitter a algum tempo e ela é muito interessante. Diz mais ou menos assim:

    “Viva não pensando com o que os outros vão pensar sobre você! Viva pensando no que é que Deus tá pensando sobre você!”

    Apenas duas considerações sobre a frase acima:

    01. Há pessoas que vivem para agradar aos outros, infelizmente; Não podemos ser assim! Temos que pensar sempre em nossas ações e pensamentos: "- Será que isso que estou fazendo agrada a Deus?!"

    02. O fato de não se importar com o que os outros vão pensar é relativo. Lembre-se que você foi separado pra fazer a diferença! Para ser sal e luz dessa terra! Você não vai fazer tudo o que te der vontade, achando que “ah, eu não ligo pra opinião dos outros!” Tem que ter cautela! E se o que você for fazer escandalizar o Nome de Cristo?! {Leia este post que fala sobre esse tema.}

    Permaneça na Paz do Pai! Fiquem com Deus! =D

    “Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens.”
    Efésios 6:6-7
    Mais textos de Exortação:

    Escrito por:Vítor Macedo

    Baiano, nascido em 1995 e fácil de ser caricaturado por ser barbudo e parecer um nerd. Não tem conta no FB e ainda não aprendeu a gostar do Whats. Além de gostar de psicologia e de coisas fora do comum, tem como hobbies escrever, fazer arte e mexer com códigos de programação. Depois de ser achado por Cristo, descobriu o sentido da palavra felicidade. Se encontrá-lo por aí, no mínimo, ouvirá que Deus é bom, muito bom! =]

    • Blogger
    • Disqus

    Seja o primeiro a comentar!

    Deixe teu comentário!

    Conte-nos algo sobre o texto! Será um prazer ouvir você! =]

    Topo