#164. Renovando meu amor por Cristo

Espalhe este texto!

#164. Renovando meu amor por Cristo

Se você chegasse diante da porta de entrada do céu e Deus te perguntasse por que Ele deveria te deixar entrar, o que você Lhe responderia? Certamente, poderíamos pensar em dizer-Lhe que fomos bonzinhos, nunca matamos, roubamos ou coisas do tipo, mas se forem pesados na balança os nossos “padrões de bondade”, a cada 3 pecados por dia (só para não pegar pesado), você terá cometido 1095 pecados por ano, aproximadamente. Multiplique isso por mais alguns anos e você perceberá que não somos tão bonzinhos assim, e, por conta dos nossos pecados, merecemos punição. Não dá, sob hipótese alguma, para confiar em nossos méritos para entrar no céu. Todavia, cremos que Jesus já nos perdoou, e em outro texto, falaremos mais detalhadamente do plano de salvação (enquanto isso, você pode ler o Texto J).

Acontece que nem sempre nos sentimos bem na fé e nosso amor por Cristo se esfria. E você, meu caro, como se sente espiritualmente? Precisando relembrar do amor de Deus por você e renovar o teu amor por Ele? Então, fique à vontade, porque este texto é para nós. Esse material é fruto de uma pregação do Pr. Davi Boldori durante um congresso de jovens bem edificante que participei em uma cidade vizinha. Lembro-me que ouvir a Palavra do Senhor me avivou quando eu pensava estar fugindo do amor magnético e irresistível dEle. E é por isso que quero compartilhar o que aprendi lá contigo.

“Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.”
{1 Timóteo 4:12}

Vida transformada é apenas para aqueles que já experimentaram o amor de Cristo em suas vidas. Como renovar (tornar novo de novo) um amor que ainda não conhecemos? (Leia também: Texto J – Justificados, Júbilo, Jesus)

só Jesus preenche o vazio renovando meu amor por Cristo coração sangrando precisando de Deus

Timóteo era um jovem (possivelmente, não tão jovem como pensamos) que se uniu a Paulo durante a segunda viagem missionária do apóstolo. Ele estava sendo preparado para liderar a igreja de Éfeso, com trinta e poucos anos, mas, no contexto judeu, até os quarenta anos, os jovens não eram considerados “aptos” para serem líderes. Como Timóteo alcançaria o respeito de todos? Havia apenas uma maneira: ele tinha de provar que era maduro espiritualmente, e ser um exemplo para os fiéis. Padrão/exemplo significa um modelo, algo a ser copiado ou seguido. Todo mundo é exemplo de alguma coisa ou para alguém, quer seja bom ou ruim: pais, mães, familiares, líderes, irmãos, pastores, professores, amigos, etc. Você é chamado a ser um bom exemplo! A palavra grega traduzida como padrão, trazia a ideia de uma marca deixada, por exemplo, por uma pancada. Quais marcas temos deixado nos outros?

1. Padrão na palavra

“Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os seus lábios é sábio. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.”
{Provérbios 10:19 + Tiago 3:2 + Mateus 12:34b}

Palavras fúteis, mentira, fofoca, falar demais... observe a forma como você fala! Queremos ser respeitados, mas falamos tão mal quanto o mundo! Em tua vida cotidiana, que tipo de palavras você usa? Não se acomode às coisas torpes que soltamos achando que são normais, porque de normais elas não têm nada! Precisamos orar todos os dias as palavras do salmista no Salmo 141:3.

Leia também: O valor do silêncio

2. Padrão no procedimento

“Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”
{Mateus 7:17-20}

Procedimento é a maneira como você se comporta no dia a dia. Conduta cristã significa, por sua vez, proceder como Cristo. Devemos tomar muito cuidado com nosso procedimento, para não sermos motivo de escândalo e tropeço! Uma das formas de dizer se as pessoas são salvas ou não é pela maneira como elas agem; é possível ver mudanças nos salvos. Segundo estatísticas, temos hoje no mundo mais de 2 bilhões de cristãos. Porém, quando examinamos os frutos, verificamos que muitos são cristãos nominais, apenas aparência de religião... será esta a vontade de Deus? Que haja menos religiosidade e mais vida no altar do Senhor (leia o Salmo 50).

Leia também: Rasgamos a Bíblia

3. Padrão no amor

“O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.”
{Romanos 12:9-10}

A Bíblia diz que o amor é o dom supremo (1 Co 13:13); é o mandamento maior (Mt 22:37-38); é o cumprimento da Lei (Rm 13:10); é o mandamento de Cristo (Jo 13:34). Deus é amor, e o ser humano só se realiza através dele. Dos vários tipos de amor, temos o amor ágape: incondicional e gratuito, capaz de se sacrificar pelo outro, independente do merecimento. É um amor altruísta, espiritual e eterno. É pelo Espírito Santo que amamos (Rm 5:5). Você tem amado em que nível ou forma? Ame, acima de tudo, com o amor de Deus.

Leia também: Amor ou paixão? (A conotação deste texto é romântica, todavia a denotação pode ser levada para o nosso próximo, sem distinções.)

4. Padrão na pureza

“Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.”
{2 Timóteo 2:22 + 1 Tessalonicenses 4:7}

Durante a ministração desta palavra, o pastor Davi nos contou a história da “Flor da honestidade”. Conta-se que um príncipe disposto a casar, organizou um concurso e convocou as moças da região, onde, segundo ele, a moça que cultivasse a flor mais bonita seria sua esposa. Para tal, ele deu a cada uma delas um punhado de sementes. Nesse ínterim, uma moça gostava muito do príncipe e sonhava em casar-se com ele, porém ela julgava isso como impossível, pelo fato de ela ser pobre e achar que o príncipe nunca lhe olharia. Essa moça se entristecia porque as sementes que ela plantou não germinavam e nada acontecia, todavia, sua mãe lhe animava a ir mesmo assim, levar o seu vaso simples (e sem flor) para o príncipe ver.

Chegara o dia em que o príncipe escolheria sua noiva. Todas as moças compareceram com seus vasos lindos e de flores estonteantes, exceto o da moça pobre. Para surpresa (não apenas dela, mas) de todos que ali estavam, o príncipe olhou nos olhos dessa moça e disse que ela seria sua escolhida, simplesmente, por ela ter sido verdadeira, afinal todas as sementes que ele distribuíra no início do concurso eram estéreis, sendo assim, incapazes de gerar flores.

Viva de uma vida justa e honesta! Tenha uma moral limpa e viva uma vida que ultrapassa largamente os padrões do mundo! Busquemos uma vida santa e pura! Não sem pecado, pois somos pecadores, mas irrepreensíveis, como ensinado pelas Escrituras (1 Tm 4:16; 2 Tm 2:15). Que fujamos do que é impuro.


5. Padrão na fé

“Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”
{Apocalipse 2:10b; 3:11}

Vivemos dias difíceis. As opiniões são várias (e mais fáceis de serem disseminadas), e muitos não querem ser submissos à soberania de um Deus absoluto. A sociedade é relativista: cada um tem a sua própria concepção de verdade; cada um age de acordo com a sua própria verdade; poucos são os que creem na verdade absoluta da Palavra de Deus, e agem de acordo com ela!

Nunca estamos satisfeitos, buscamos sempre novidade, e as influências impuras que tentam nos afastar da fé são várias. Mas, em meio a todos os problemas que o mundo enfrenta (não acredite em melhoras, lembre-se da volta de Jesus), mantenha a fé nEle a todo o custo! Sejamos fiéis ao Senhor até o fim!

Leia também: Texto K - Kernel

Deus é bom, meus caros. Que Ele nos ajude a viver para Sua glória. =]
Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.