#192. O Livro Perdido

Espalhe este texto!

#192. O Livro Perdido

Hoje (quando este texto foi escrito):
Eu já achava que tinha tentado de tudo. Pregações, oportunidades, exposições, ensino aos liderados, Bíblia rasgada... quando quis abandonar a guerra, aquEle que me alistou não permitiu tal fuga. Seria covardia baseada em interesses próprios. O discurso da era pós-maioridade tinha como base “A galera que deveria me dar bons exemplos está fazendo tudo errado!”. Com isso em mente, partimos para dar os exemplos que queríamos que nos dessem. Fomos além.

Antes (...o Livro ainda não tinha se perdido, não aqui):
Desde criança, o rei Josias conhecia o caminho do Senhor e, por conhecer a Lei do seu (e nosso) Deus, ele não se desviou, mas permaneceu firme até o fim, vivendo de maneira a honrar ao Pai. Acontece que em meio às reformas, vamos comparando nossos erros e acertos, passos que nos fazem crescer, passos que nos fazem esquecer de onde vimos e nos concentramos apenas no que vemos. Para! Não quero trocar as letras! É quando o Senhor nos convida a uma reforma, a reconstruir o que se perdeu, a lançar fora o que Lhe desagrada, a reparar nosso altar. No meio de toda essa reconstrução, entre o paralelo daqueles que confiamos {2 Rs 22:7} e desconfiamos (Sua Palavra permanece! \o/), o Senhor nos convida a voltar ao fundo e trazermos de volta o Livro que deixamos perdido dentro de nossa própria casa, ou até mesmo na casa do Senhor, enquanto íamos nos ocupando com outras coisas e, consequentemente, nos perdendo. É isso mesmo. Quando o Livro se perde, quem se perde é você.

“Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.” - 2 Reis 22:8

Bíblia Vítor

1. O confronto frente à Palavra

“Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da lei, rasgou as suas vestes.” – 2 Reis 22:11

O rei Josias ao perceber que seus antepassados e contemporâneos não davam ouvidos aos mandamentos do Senhor, não confrontou apenas eles, mas a si próprio também. Pregue sim, mas, lembre-se de que o primeiro a receber a mensagem é você!

2. O Senhor é justo...

“Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá. Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.” – 2 Reis 22:16-17

Se não nos arrependermos, pereceremos. O Senhor virá julgar todo o mundo com grande ira e em grande glória para dar a cada um segundo suas obras. Se achamos que O conhecemos, mas O negamos, Ele também nos negará.

3. ... e bom

“Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste: Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR. Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.” – 2 Reis 22:18-20

Diante dos erros de quem está ao nosso redor e dos nossos mesmos, devemos, além de expor a verdade em amor, interceder pela misericórdia do Senhor. Ele não despreza um coração quebrantado e sincero.

4. De todo o coração!

“E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao SENHOR com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.” – 2 Reis 23:25

Leia junto com 2 Reis 22, o capítulo 23 também. Em suma, o capítulo 23 traz muitas lições interessantes. Uma delas é a prioridade que o rei Josias atribui à obediência dos mandamentos expressos e registados no Livro do Senhor em todos os sentidos: pacto renovado, altares pagãos derrubados, páscoa celebrada depois de muuuuito tempo esquecida, enfim... o povo da época do rei Josias viu com seus próprios olhos o que significa uma verdadeira conversão.

o livro perdido 2 reis 22 23 rei Josias estudo

Saber antes, apesar de arriscado, é bom. Saber antes é bom, mas é arriscado. A ordem não importa, mas o final é o mesmo: Ao conhecer a Verdade, seja transformado! Não ignore a Palavra. Viver é estar ladoalado com o Senhor (ou lado alado, afinal, com Ele ganhamos asas, não?).

É com o tempo que você cresce (para dar cada vez mais frutos, não menos). Não voe para longe do Amado, não perca o Livro e, por favor, continue subindo. Deus te abençoe!

Você pode ler outros textos:

Sem comentários!

Deixe teu comentário!

O formulário de comentários está desativado. Entretanto, você ainda pode entrar em contato conosco.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.